Espera no Senhor!

Início » Marcos – Estudos » Espera no Senhor!
Espera no Senhor!

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.16-17).

Embora o livro do profeta Habacuque seja pequeno, apenas três capítulos, é um livro extremamente profundo que levanta questões que até hoje afligem a nossa alma.

Quando o livro se abre, encontramos o profeta angustiado pelo fato de clamar a Deus e, aparentemente, não obter nenhuma resposta. Porém, na segunda parte do capitulo, o problema não é mais o silêncio de Deus, mas a resposta de Deus.

Um dos grandes problemas da vida cristã é quando a resposta de Deus não se harmoniza com os nossos planos. Você tem sonhos, você faz planos, você busca a vontade de Deus, você ora e clama ao Senhor, e quando a resposta vem, não era bem o que você esperava. O que você faz, então?

Quando Deus declarou que estava prestes a disciplinar o Seu povo usando o perverso exército da Babilônia, Habacuque se opôs com veemência: “Deus, como Tu podes fazer isso?” Essa é a chave do livro. É um diálogo entre um homem de fé frustrado e um Deus cujas formas de agir são muitas vezes incompreensíveis.

Assim, Habacuque nos coloca face a face com Deus. O que você faz quando clama a Deus e não gosta ou não entende a resposta que recebeu? Isso acontece com todos nós, mais cedo ou mais tarde.

Você pode reclamar com Deus, mas isso não vai funcionar. Você pode ficar com raiva de Deus, mas isso não vai ajudar em nada. Você pode tentar se afastar de Deus, mas isso vai aumentar ainda mais a angústia do seu coração.
Mas acima de tudo, você pode optar por esperar no Senhor na certeza de que o que não faz sentido agora fará sentido mais tarde. Enquanto você espera, lembre-se que Deus não se esqueceu de você. Ele conhece a confusão de sua vida, seu medo e sua angústia. Não se desespere, mas enquanto você espera, descanse sua alma cansada nessa poderosa promessa: “Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.