História

Início » História

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão

Em 1987, a jovem Christine Pereira procurou o Rev. Hernandes Dias Lopes e compartilhou acerca de um trabalho evangelístico com crianças no bairro Tabuazeiro que havia parado por falta de ajuda. Graças ao bom Deus, o trabalho foi retomado e, de casa em casa, as crianças eram convidadas para ouvirem histórias e músicas sobre o Evangelho. Muitos pais, além de participarem, permitiram que os encontros fossem realizados em suas respectivas casas. Não demorou muito para que a Igreja alugasse um espaço, um galpão no bairro, para receber os pequeninos que aumentavam domingo após domingo.

Então, pela graça de Deus, um novo local foi preparado, na rua Santos Dumont. Pouco tempo depois, a 1ª IPB de Vitória adquiriu o local que passou a se chamar: Congregação de Tabuazeiro. Logo, várias famílias da Igreja, residentes na grande Maruípe passaram a frequentar e cooperar com a nova Congregação.

A Congregação foi assistida pelos Pastores auxiliares da Primeira IPB de Vitória: Rev. Josafá Moraes Pereira(1988-1990), Rev. Helquias Gomes de Freitas (1991-1992), Rev. Jardel Martins (1993-1994), Rev. Valdeci da Silva Santos (1995) e Rev. Luiz Henrique Filho (1996).

Também cooperaram de forma significativa para a consolidação do trabalho os Presbíteros Nilton Louback Machado e Luiz Áureo Pimentel de Oliveira. Desempenharam o oficialato do diaconato na Congregação os irmãos: André Dutra da Silva Capezzutto, Antero Dias da Silva, Ivo Pedro Rocha, José Celso Francisco e José Almeida Moreira.

No ano de 1996, o Conselho da 1ª IPB de Vitória resolveu comprar um terreno próximo a Congregação, pelo valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais). Ainda no mesmo ano, mediante o crescimento numérico e espiritual, o Conselho resolveu solicitar ao PCES (Presbitério Central do Espírito Santo) a organização da Congregação em Igreja.

Deste modo, a data da organização foi marcada para o dia 02/02/1997. Nesta mesma ocasião, o Presbitério designou para a IPB Tabuazeiro, o Rev. Júlio Cesar Portes. O próximo Pastor foi o Rev. Joel Tavares (1999-2000). Em 2001, assumiu o Pastorado da IPB Tabuazeiro, o Rev. Edvaldo Ferreira Gomes (2001-2008). Com o apoio dos irmãos, a Igreja cresceu, reformas foram feitas e o templo foi ampliado.

Desde 2009, graças às mãos amorosas do Altíssimo, a Igreja tem crescido em todas as áreas. Desta forma, para coroar o trabalho realizado, em abril de 2011, Deus nos concedeu a alegria de iniciar as atividades da primeira Congregação, em Morada de Laranjeiras, Serra. Sob a liderança do Pb. Márcio e sua esposa Alessandra e com o apoio da Junta Diaconal e de vários irmãos de outras Igrejas Presbiterianas, entre eles, o casal, Heronim e Nilza Vargas.

O Trabalho cresceu de maneira maravilhosa. Não demorou muito para que o Conselho de Tabuazeiro convidasse o Pastor Gerides Digo para auxiliar o Rev. Jocarli e juntamente com o Pb. Márcio, dar continuidade aos trabalhos da Congregação. Em 2014, o Conselho adquiriu um lote no bairro e iniciou a construção do templo. Em 2016, para a glória de Deus, ocorreu a organização da IPB Morada de Laranjeiras.

Além disso, em outubro de 2013, Deus nos concedeu o privilégio de adquirir um lote ao lado nossa Igreja, em Tabuazeiro. Um sonho antigo que foi concretizado pela graça do Altíssimo.

Louvamos a Deus pela existência de nossa amada Igreja, e suplicamos ao Eterno que nos conceda a graça de crescer cada vez mais para o louvor de Sua Glória.

Agradecemos a Deus pela ajuda de cada irmão nesta empreitada espiritual. De fato, não foi nada fácil chegar até aqui, todavia, “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.6).

Pastor Jocarli