Quem é Jesus para você?

Início » Marcos – Estudos » Quem é Jesus para você?
Quem é Jesus para você?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (Jo 1.1–2).

Quem é Jesus Cristo? Esta é a pergunta que devemos fazer hoje, a pergunta que o próprio Senhor fez aos discípulos em Cesareia de Filipe: “Quem dizeis que eu sou?” (Mc 8.29). Então, Pedro, representando os discípulos, respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Esta é a questão mais importante do mundo. Por quê? Porque o nosso destino eterno depende de como respondemos a essa pergunta.

João começa seu Evangelho dizendo que “no princípio o Verbo estava com Deus”. Significa que Ele existia antes da criação, antes que o universo fosse criado. Observe que Jesus não foi criado. Isso é importante destacar porque houve um herege chamado Ário, um diácono na igreja de Alexandria, que ensinava que Jesus era apenas uma criatura, não o Deus eterno. Segundo ele, Jesus foi o primeiro ser criado e depois criou as demais coisas. Mas isso é uma grande heresia.

João declara que Jesus é Soberano sobre toda a Criação. Se todas as coisas foram criadas por meio dele, então claramente Ele não foi criado. Ele é eterno! Nunca houve um tempo em que “o Verbo” não existisse (Jo 1.3). Jesus é a Causa e o Criador de tudo no universo.

Agora, por que João chamou Jesus de “o Verbo”? O termo “Verbo” (logos, em grego) significa “palavra”. Nossos pensamentos são incomunicáveis até serem expressos em palavras. Ou seja, Jesus Cristo é o “Verbo” de Deus, que revela sua mente e seu coração.

Os judeus às vezes se referiam a Deus como “o Verbo” ou “a Palavra”. O termo hebraico é “Meimera”. O termo em grego é “Logos”. Os judeus tinham um respeito tão grande por Deus que nunca utilizavam seu nome no Antigo Testamento, Yahweh. Eles diziam Adonai ou Hashem, que significa “o nome”. Ou, às vezes, em seus escritos, como os Targuns, que são comentários sobre as escrituras do Antigo Testamento, eles utilizavam o termo “o Verbo” ou “a Palavra”, como uma designação do próprio Deus. Assim, João escolheu uma palavra familiar para seus leitores, era algo familiar entre os judeus (cf. Sl 33.6; Sl 107.20; Is 55.11) e, também, familiar entre os gregos.

Todos nós gostaríamos de um amigo em um cargo elevado, alguém que pudesse nos ajudar em momentos difíceis. Pois bem, quando oramos estamos conversando com Alguém que está sala do trono do universo. Alguém que reina sobre os poderes das trevas, sobre o câncer e sobre a morte. Seu nome é Jesus!

Portanto, não há nada mais importante do que o seu relacionamento com Jesus Cristo. Somente nele há vida e vida em abundância. Quem é Jesus para você?

Para o arquiteto, Ele é a pedra angular;
Para o banqueiro, Ele é o tesouro escondido;
Para o padeiro, Ele é o pão vivo que desceu do céu;
Para o médico, Ele é o grande médico;
Para o fazendeiro, Ele é o Senhor da colheita;
Para o florista, Ele é o lírio do vale.

Mas quem é Jesus para você? Você conhece Jesus? Ele é o seu Salvador?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.